Nos EUA, grupo Chamberlain, responsável pela maioria dos sistemas de abertura de portas de garagem, começou a bloquear o acesso de serviços externos - impossibilitando a integração com sistemas como o Home Assistant e outros.
Quando se pensava que, por esta altura, os fabricantes de equipamentos já tivessem percebido as vantagens de facilitar o acesso e integração com plataformas abertas como o Home Assistant, eis que temos o infeliz exemplo do oposto. O grupo Chamberlain, que detém marcas como a LiftMaster, Chamberlain, Merlin, e Grifco, decidiu bloquear o acesso a serviços externos.
A empresa considera que os seus clientes estão a "utilizar de forma ilegal" o produto, e sendo aparentemente o culminar de uma luta mais longa em que já tinham vindo a tentar sabotar, de forma mais subtil, a integração com serviços externos.
Embora continue a ser possível utilizar os seus sistemas de forma que eles não conseguem bloquear, utilizando um pequeno módulo externo que permite a actuação remota dos controlos locais (e saber o seu estado), os responsáveis do Home Assistant evitam entrar numa escalada do conflito, dizendo apenas que os utilizadores deverão ter este tipo de acções em conta da próxima vez que tiverem que comprar produtos, e escolher as marcas e fabricantes que adoptem uma postura mais amiga de quem quer utilizar esses produtos de uma forma aberta e sem limitações.
quinta-feira, 9 de novembro de 2023
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário