quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Parque Megapack no Reino Unido torna-se na maior bateria da Europa

Há um novo parque de baterias Megapack da Tesla no Reino Unido, que se torna no maior da Europa.

A transição para fontes de energia renováveis e também para os veículos eléctricos, a par da microgeração, tem obrigado a repensar a rede de distribuição eléctrica de forma a torná-la bastante mais dinâmica e adaptativa. Os Megapack da Tesla são baterias de escala industrial, pensadas para estabilizarem a rede. Ao contrário de outros sistemas, como centrais de energia que podiam demorar dezenas de minutos, ou até horas, para responderem a um pedido de mais energia, estes parques de baterias podem responder de forma instantânea e têm tido resultados bastante proveitosos.

Depois de grandes projectos na Austrália e nos EUA, no Reino Unido entra em operação um parque MegaPack de 196 MWh, que se torna no maior da Europa e que pode alimentar cerca de 300 mil lares britânicos durante duas horas.

A Tesla tem uma plataforma - Autobidder - que pode combinar a energia acumulada nestes parques, assim como nos Powerwalls dos clientes residenciais, para criar redes virtuais de apoio à distribuição, capazes de injectar energia na rede quando necessário (e rentável), e gerindo o seu recarregamento quando estiver disponível energia a preço mais reduzido. O ano passado a Tesla tinha mais de 1.2 GWh de energia gerida por este sistema, mas essa capacidade deverá aumentar substancialmente nos próximos anos. A nova Megafactory da Tesla na Califórnia tem como objectivo produzir 40 GWh de Megapacks por ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails