domingo, 5 de junho de 2022

Tasmota com relógio sempre certo com o DS3231

Se tiverem necessidade de ter módulos Tasmota com temporizadores sem ficarem dependentes de uma ligação internet, poderão usar um módulo RTC SD3231.

O Tasmota é um dos mais populares firmwares existentes para módulos IoT que usem ESP8266 ou ESP32, e que muitas vezes pode ser aplicado a módulos Sonoff e outros para permitir uma fácil integração com sistemas Home Assistant sem ficar dependente da cloud do fabricante do módulo. Embora o Tasmota permita criar automações para ligar e desligar a certos dias e horas, isso fica dependente do módulo conseguir uma ligação à internet após uma falha de energia, o que por vezes pode não ser exactamente aquilo que se pretende - por exemplo, no caso de quererem usar um módulo com agendamentos temporizados que irá ficar longe da rede WiFi. Mas felizmente, há solução.

O SD3231 é um módulo RTC (Real Time Clock), que basicamente é um chip com um relógio dedicado e que conta com alimentação independente - neste caso, uma pilha CR2031 (mas podendo também levar uma pilha recarregável) - e que garante que o microcontrolador poderá ter sempre acesso à data e hora certa mesmo em caso de falha de energia, e mesmo que não consiga obter uma ligação à internet.
O sistema permite que até as funções de temporização baseadas no nascer e pôr do sol funcionem em modo offline, desde que se tenha configurado a latitude e longitude.

Claro que também o poderão utilizar em qualquer outro projecto em que seja necessário manter a data e hora sem dependência numa ligação à internet, e uma vez que são módulos que custam poucos euros, não irão pesar demasiado no orçamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails