terça-feira, 7 de junho de 2022

Ring aumenta mensalidade e afasta clientes

Além de todas as polémicas com a segurança e acesso aos vídeos, a Ring volta a angustiar os clientes com aumento da mensalidade.

A Ring, pertencente à Amazon, anunciou uma série de alterações e "melhorias" ao serviço, como o aumento das gravações na cloud de 60 para para 180 dias, e outras promessas de coisas que virão no futuro, mas onde o factor que mais se destaca é o aumento de preço.

A maioria das melhorias está a ser descrita por muitos clientes como coisas dispensáveis e que nunca foram pedidas, e que não justificam o aumento de 33% que faz a mensalidade passar de 3 para 3.99 dólares, ou de 30 para 39.99 dólares por ano - preço que os clientes menos atentos apenas descobrirão na renovação da mensalidade.


Mais do que melhorar o serviço, esta alteração parece ter sido concebida com o único propósito de forçar clientes com várias câmaras a mudarem-se para a versão Protect Plus de $100 por ano. Até agora, e estupidamente, ficava mais barato pagar 2 ou 3 mensalidades independentes para se ter 2 ou 3 câmaras Ring com gravações (60 ou 90 dólares por ano, versus 100 dólares). Com esta actualização, duas câmaras passam a custar 80 dólares, e três câmaras ficam mais caras do que optar pela versão ilimitada.

É uma alteração bastante infeliz já que, a haver actualizações, se esperava que a Amazon apresentasse um serviço mais concorrencial (a Nest alterou os planos e passou a incluir suporte para câmaras ilimitadas a preço mais reduzido), que promovesse a compra de mais câmaras Ring. Assim, o que consegue é exactamente o oposto. A minha fase de ser fã das câmaras Ring, e de estar disposto a pagar os $30 anuais chega ao fim - e relembro que a Ring nem sequer dá acesso aos feeds da câmaras a não ser que se pague por uma subscrição (também teria sido uma alteração bem vinda).

Parece que a Amazon se está a esquecer de que, depois de perder clientes para outro sistema (preferencialmente sem subscrição), dificilmente conseguirá reconquistá-los, mesmo que se arrependa e reduza os preços no futuro. Além de que, como também ficou demonstrado recentemente com o encerramento das Cloud Cam, depender da Amazon seja para o que for, a longo prazo, é sempre um risco.

As Ring sem subscrição permitem apenas ter acesso em directo quando alguém toca à campainha, falar, ou ver vídeo em directo - rever mais tarde o que causou alertas de movimento, ou quem tocou à campainha sem que se tenha atendido, só é possível para quem pagar mensalidade ou anuidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails