sexta-feira, 20 de maio de 2022

Postos de carregamento Gogoro funcionaram durante falta de electricidade

Em Taiwan assistiu-se a uma situação caricata, com os postos de carregamento de scooters eléctricas Gogoro a terem mantido o funcionamento durante uma falha de energia que impediu os postos de combustível de funcionar.

A Gogoro lidera a venda de scooters eléctricas em Taiwan, e disponibiliza uma série de estações GoStation de troca de baterias. Estas estações normalmente funcionam usando a energia da rede eléctrica, mas podem também funcionar de forma independente usando as suas baterias - uma opção que se revelou bastante útil.

Devido a um problema numa central de energia, grande parte do território ficou sem energia eléctrica, afectando mais de 5 milhões de pessoas e incluindo os postos de combustível. Mas, neste cenário de falta de energia, as estações de carregamento eléctrico da Gogoro coninuaram a funcionar.
Obviamente que a situação seria insustentável de forma permanente, mas mostra as vantagens de ter uma rede de energia mais distribuída e dinâmica, que ganhe maior independência de uma única fonte de energia exclusiva.

2 comentários:

  1. A Comunidade Europeia gosta tanto de legislar tudo, era legislar a obrigatoriedade de todos os carros elétricos possibilitarem a ligação V2H ou V2G, isto é, o carro alimentar a casa através das duas baterias...
    Num cenário perfeito, permitiria ter painéis solares para recarregar a bateria do carro durante o dia, o qual após o por do sol iria retribuir alguma da sua energia à casa, resultando num consumo da rede Nulo!
    Seria uma forma de tornar a rede mais distribuída e dinâmica.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails