sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

LG abandona painéis solares

A LG, um dos fabricantes mais conceituadas de painéis solares, vai abandonar a sua produção devido ao aumento dos custos que inviabilizam o negócio.

A notícia da saída da LG do sector solar apanha todos de surpresa, mas é mais uma infeliz consequência do panorama global que se criou na sequência da pandemia Covid-19. O único motivo para esta decisão é puramente económico, estando relacionado com o custo da matéria prima e dos transportes, e que tornam "impossível" que a LG continue a produzir e comercializar os seus painéis solares.

Os painéis solares da LG já eram "caros" face a outros painéis solares, embora prometessem das melhores eficiências no mercado, e também uma garantia de 25 anos que demonstrava a confiança da empresa na qualidade dos mesmos. Infelizmente, o custo do silício, alumínio e demais matéria prima para a sua produção tem aumentado drasticamente, e o custo de transporte dos contentores, que na era pré-Covid era de cerca de 1500 dólares, aumentou para mais de 10 mil dólares. Aumentos insustentáveis para a LG e que impedem que os seus painéis pudessem ter um preço compatível com o mercado - onde vão surgindo cada vez mais alternativas de baixo custo de fabricantes chineses.

A LG assegura que irá honrar a garantia dos 25 anos, mantendo vários "megawatts" de painéis solares em armazém para substituição, embora se espere que tal não venha a ser necessário, e que os painéis resistam sem problemas às próximas décadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails