segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Raspberry Pi Zero 2 W com mais desempenho no mesmo formato compacto

A Raspberry revelou o sucessor do diminuto Pi Zero W, que para não complicar demasiado se vai chamar Raspberry Pi Zero 2 W.

O formato Pi Zero destaca-se por ser extremamente compacto, com o W a diferenciar as versões com comunicações wireless (WiFi, Bluetooth). E nesta actualização, o Pi Zero 2 W adopta o mesmo chip Broadcom BCM2710A1 quado-core usado no Raspberry Pi 3 mas com frequência ligeiramente reduzida para 1 GHz para evitar sobre-aquecimento, 512 MB de RAM, WiFi, BT 4.2, BLE, USB 2.0 com OTG, microSD, mini HDMI, ficha 40 pinos HAT, pontos para vídeo composto e reset, conector para câmara CSI-2 e, como de costume, suportando encode e decode de H,264 por hardware, assim como OpenGL ES 1.1 / 2.0. Para processamento multi-threaded podemos esperar uma melhoria de até 5x face ao anterior.

A gestão térmica foi um dos pontos mais críticos para manter este Pi Zero 2 W compacto, que foi conseguido através da utilização do seu primeiro System-in-Package, que agrupa o chip de memória RAM colocado directamente no mesmo invólucro do microcontrolador, em vez de usar dois chips diferenciados sobrepostos como no Package-on-Package.
Ainda assim, é referido que o chip consegue manter o LINPACK linear-algebra stress test por tempo indefinido sem throttling térmico em temperatura ambiente de 20C; e facilmente se pode assumir que, com a aplicação de um dissipador, não será difícil extrair um pouco mais de desempenho deste conjunto, se isso for necessário; embora quem opte por este Pi Zero normalmente dê prioridade ao tamanho compacto e não ao desempenho.

O Zero e Zero W originais continuarão a estar disponíveis, com este Raspberry Pi Zero 2 W a já estar disponível na Mauser.pt por 16.99 euros.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails