segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Smart Home Security da Kaspersky quer ser o anti-vírus para as casas inteligentes e IoT

A Kaspersky quer expandir os seus serviços de protecção para as casas inteligentes com o seu Smart Home Security.

O conceito de casa inteligente tem-se transformado bastante nos últimos anos, pois até que não considere ter uma "casa inteligente" no verdadeiro sentido da palavra (de uma casa com tudo integrado), terá quase garantidamente uma série de smart devices que acabam por funcionar como elementos disso. Quer seja uma simples lâmpada controlável via WiFi, ou uma câmara de vigilância, ou tomadas que podem ser controladas por uma app, todos esses dispositivos podem facilitar a vida aos utilizadores, mas também constituírem potenciais vectores de ataque ou de monitorização por parte de atacantes - tirando partido do facto da maioria destes dispositivos raramente receberem actualizações de segurança.

O Smart Home Security da Kaspersky não é um "anti-vírus" que se possa instalar nestes aparelhos, mas sim uma solução que aposta numa táctica mais abrangente. O sistema é feito para ficar instalado num router, e através da análise do tráfego, detectar e impedir potenciais situações anómalas, como acessos indevidos a uma câmara de vigilância, alertando os utilizadores.
Precisamente por isso, esta não é uma solução que possa ser comprada e instalada pelos utilizadores finais, em vez disso sendo destinada aos operadores de telecomunicações, para que a integrem nos seus modems / routers como forma de se diferenciarem dos seus concorrentes com uma solução de protecção que disponibilizam aos seus clientes.

Conhecendo-se as práticas comerciais da moda, resta esperar que isso não se torne em algo como: "Agora com protecção Kaspersky no router, por apenas mais €5 por mês!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails