quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Cabo submarino vai levar energia de Marrocos para o Reino Unido

O Reino Unido vai começar a receber energia de um mega parque solar e eólico em Marrocos, usando cabos submarinos, a partir de 2027.

Muito se tem falado de como seria possível gerar toda a energia necessária usando painéis solares nas regiões desertas do equador, e é precisamente isso que a Xlinks vai começar a fazer. O Xlinks Morocco-UK Power Project vai criar um parque solar e eólico com uma área de 1500 km2, que poderá produzir 10.5 GW de energia - suficiente para satisfazer 8% do consumo eléctrico no Reino Unido e alimentar 7 milhões de casas.

Em vez de recorrer a rede eléctrica existente, esta energia será enviada directamente para o Reino Unido usando cabos submarinos, que se tornarão nos cabos submarinos mais compridos para transporte de energia, com 3800 km de comprimento e capazes de fornecer (cada um) 1.8 GW de corrente contínua de alta tensão.

A instalação dos painéis solares em Marrocos oferece vantagens inegáveis face à sua instalação no Reino Unido, permitindo o triplo da produção do que teriam em Inglaterra, e garante uma exposição solar de mais de 10 horas por dia mesmo no mais curto dia de Inverno. Vantagens que a longo prazo tornam o sistema atractivo, mesmo tendo em conta o custo adicional dos cabos submarinos de alta-voltagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails