sábado, 16 de outubro de 2021

Como fazer módulos Nanoleaf de baixo custo

Se são fãs dos módulos LED Nanoleaf mas não estão dispostos a pagar o seu preço elevado, podem sempre optar por criarem os vossos próprios módulos LED luminosos - com compatibilidade Alexa e Hue.

Os módulos luminosos Nanaleaf são bastante populares entre os fãs da iluminação decorativa, mas o seu preço deixa-os fora do alcance da maioria das pessoas, facilmente ultrapassando a centena de euros por uns poucos módulos geométricos. A alternativa, um pouco mais trabalhosa mas bastante mais compensadora em termos económicos, é criar os próprios módulos, como é explicado passo por passo neste excelente instructable.

Será conveniente ter acesso a uma impressora 3D (a não ser que prefiram fazer a estrutura em madeira e acrílico), e depois disso os ingredientes principais são uma fita LED (que será cortada em segmentos para colocar dentro de cada módulo) e um pequeno controlador ESP8266 com o firmware WLED, que trata de toda a parte de gestão dos LEDs e até possibilida a integração com a Alexa e sistema Philips Hue. Um rolo de 5 metros de fita LED é suficiente para 12 módulos, e o preço final de cada módulo, em material, fica por apenas 4 euros - o que significa que um conjunto de 10 módulos ficará por apenas 40 euros, muito menos que os 200 euros (ou mais) que ficaria com Nanoleafs oficiais.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails