sábado, 2 de outubro de 2021

Display de 16x16 LEDs com fita LED

Criar um quadro luminoso com 16x16 LEDs torna-se bastante simples usando um nodeMCU e uma fita LED.

Eis mais um projecto que é perfeitamente adequado para todos os que se querem aventurar no mundo da electrónica, e que será capaz de proporcionar resultados bastante inspiradores com pouco trabalho. Este projecto de um painel LED 16x16 mostra-nos como criar um quadro luminoso que poderá tornar-se no centro das atenções em qualquer lado, e que tem como vantagem adicional o facto de poder ser desenhado a partir do browser de qualquer computador.

Os ingredientes base são um microcontrolador NodeMCU v3, fita de LEDs endereçáveis WS2815, e a fonte de alimentação. Sendo que a opção pela fita facilita imensamente o processo face a ter que lidar com 256 LEDs separados. Depois, o resto do trabalho resume-se à bricolage, de modo a colocar a fita de LEDs alinhada com um quadro com as respectivas divisórias para cada LED - se bem que, para efeitos de um teste rápido, podem até dispensar esse passo.
Como sempre, isto será apenas o primeiro passo, pois depois não irão faltar ideias para expandir o projecto. Talvez possam querer usar este quadro LED para mostrar o estado de tempo ao acordarem; ou alertarem que está na hora de jantar / ir para a cama, no caso de se destinar ao quarto dos mais novos; ou até apresentar lembretes para diferentes actividades em função do dia e hora. Basta deixarem a imaginação guiar o caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails