Temos visto as empresas a falar cada vez mais da sustentabilidade (e deixando de incluir carregadores e auriculares), mas não é tão frequente verem-se grandes fabricantes a promover a reutilização dos seus equipamentos mais antigos. É algo que a Samsung está a fazer com o seu programa Galaxy Upcycling at Home, que visar dar uma nova vida aos smartphones que ficariam esquecidos depois de serem trocados por modelos mais recentes.
A Samsung dá varios exemplos de utilização vocacionados para as casas inteligentes, reutilizando esses smartphones para coisas como monitorização de bebés, enviando notificações para os pais quando detecta um bebé a chorar, ou até para coisas tão simples quanto a detecçao de luminosidade para saber quando está escuro e se poderem activar automações para ligar as luzes. É certo que neste último caso se torna um pouco ridículo usar um smartphone com potencial para muito mais apenas para detectar a luminosidade, mas facilmente se podem imaginar muitos outros casos de utilização mais complexa
Na verdade, há anos que muitos utilizadore reutilizam smartphones antigos para coisas como transformá-los em câmaras de vigilância, usando apps de terceiros. O que não é normal é vermos os próprios fabricantes a promover este tipo de uso - mas esperemos que possa ser algo que se torne cada vez mais frequente, e que relembre a todos que mesmo um smartphone "obsoleto" pode continuar a ser útil e funcional noutras funções.
Sem comentários:
Enviar um comentário