domingo, 31 de janeiro de 2021

Faz um relógio pseudo 7-segmentos com fita LED

Hoje trago-vos mais um projecto para um relógio LED, mas que usa uma fita LED para replicar o efeito dos antigos mostradores de 7-segmentos.

Durante décadas os displays de 7-segmentos dominaram o mercado, sendo agora quase considerados peças "vintage" ou "retro". Esses mostradores, que estavam disponíveis com diversas tecnologias, incluindo LEDs mas também LCDs e VFDs, usam - como o próprio nome indica - números segmentados em 7 traços, que dependendendo de estarem ligados ou desligados, podiam criar os números de 0 a 9 e também algumas letras (como A, b, C, d, E, F).

Este projecto de relógio de 7 segmentos recria esse aspecto, mas é apenas uma ilusão visual, já que no seu interior recorre a uma pequena fita LED para simplificar todo o projecto e dar maior liberdade na configuração de cores ou criação de efeitos.

O projecto é extreamemente simples em termos electrónicos, e o único "truque" consiste em passar a fita LED da forma indicada para iluminar os segmentos respectivos correctamente.

Um bom projecto para quem se quiser aventurar nas montagens com fitas LED e / ou dar uso à sua impressora 3D, já que toda a parte física do relógio é feita dessa forma.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails