quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Painéis solares e isolamento com ajuda até €7500 para casas anteriores a 2006


Quem estiver a pensar fazer algumas remodelações em casa poderá aproveitar o mais recente programa de incentivo à eficiência energética, que comparticipa até 7500 euros no caso de colocação de painéis solares, janelas, e isolamento térmico, em habitações construídas antes de 2006.

O Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis terá um fundo de 4.5 milhões de euros, comparticipando obras a 70% até um limite de 7500 euros. Estão contempladas coisas como:
  • Janelas eficientes, de classe igual ou superior a “A+”;
  • Isolamento térmico com ecomateriais ou materiais reciclados;
  • Sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias (AQS) que recorram a energia de fonte renovável, de classe A+ ou superior;
  • Bomba de calor Sistema solar térmico Caldeiras e recuperadores a biomassa com elevada eficiência);
  • Caldeiras eléctricas quando acopladas a outros sistemas que recorram a energias renováveis (bombas de calor e painéis solares);
  • Instalação de painéis fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo;
  • Intervenções que visem a eficiência hídrica: substituição de equipamentos por equipamentos mais eficientes (torneiras das casas de banho, torneira do lava-loiças; chuveiros, autoclismos, autoclismos com dupla entrada de água (potável e não potável), fluxómetros, redutores de pressão e reguladores de caudal).

O processo será simples: os interessados fazem a obra, e depois enviam a factura digitalmente, acompanhada por fotos (estando a mesma sujeita a inspecção), e terão o valor correspondente creditado na conta.

O prazo para apresentação das candidaturas abre no dia 7 de Setembro de 2020 e prolonga-se até 31 de Dezembro de 2021, embora seja de imaginar que não seja preciso muito tempo para que o valor disponível se esgote numa questão de semanas (ou dias). Uma boa oportunidade para se avançar com a instalação de painéis solares ou outras melhorias. :)

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails