sábado, 25 de julho de 2020

Como criar um smart mirror com touch com um Raspberry Pi


Aproveitar um monitor ou televisor velho para criar um "espelho inteligente" é sempre uma boa proposta, e é algo que pode ser feito de forma económica e com relativa facilidade, como demonstra este projecto.

Projectos de smart mirrors há com fartura na internet, quase sempre recorrendo ao versátil Raspberry Pi, e este não é excepção. E na verdade, também ele segue o caminho mais "fácil" (não que seja de criticar) ao recorrer ao excelente software open-source MagicMirror2 - já que seria um grande erro estar a querer reinventar a roda quando ela já existe.

A particularidade que diferencia este projecto é que, ao contrário da maioria dos espelhos inteligentes, que se limitam a servir para apresentação de informação com interactividade reduzida, neste caso são usados dois sistemas que lhe dão total interactividade: uma câmara que lhe permite fazer reconhecimento facial e fazer diferentes acções consoante a pessoa em frente ao espelho, e a utilização de uma moldura IR que transforma o espelho num touchscreen gigante (uma para um monitor de 24" pode custar 40 euros, uma para um de 55" poderá custar 80 euros).

E assim, ficam com um discreto espelho que se pode colocar no hall de entrada, mas com capacidade para mostrar a previsão do estado do tempo, eventos marcados na agenda, as últimas notícias, permitir controlar o Spotify, acender / apagar as luzes da casa, ligar / desligar o alarme, etc. etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails