quarta-feira, 15 de julho de 2020

Arquiled cria luminária LED solar


E se os postes de iluminação pública pudessem levar luz até a sítios onde não há electricidade? É essa a proposta da empresa portuguesa Arquiled, que criou uma luminária LED solar autónoma.

Ter luz onde não há electricidade. É com este propósito que nasce o Projeto LLESA (Luminária LED Solar Autónoma), um projecto de investigação e desenvolvimento tecnológico que tem como objectivo iluminar regiões onde a rede pública de iluminação é inexistente ou apresenta níveis de implementação e qualidade deficitários. Esta luminária LED utiliza o sol como fonte de energia exclusiva, dispensando totalmente a rede eléctrica e incorpora um sistema de gestão inteligente que optimiza a captação da energia solar e regula o fluxo luminoso.


Ainda na fase de protótipo, esta luminária conta com um design monobloco, cuja energia eléctrica é produzida pelos painéis fotovoltaicos e armazenada em baterias de hidróxido de NI-Co para posterior utilização. Para além de resistir a temperaturas elevadas, este produto é de instalação fácil, não necessitando de manutenção.

A viabilização deste protótipo contou ainda com a colaboração de duas entidades do ensino superior – o Instituto Superior Técnico e a Escuela Colombiana de Ingeniería Julio Garavito, ambas especializadas na vertente de engenharia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails