quinta-feira, 28 de maio de 2020

Raspberry Pi 4 ganha boot directo de disco externo sem precisar de cartão


Boas notícias para quem usa - ou quer usar - um disco / SSD externo para o sistema do seu Raspberry Pi 4: já é possível fazer com que o RPI4 arranque directamente do disco externo sem precisar de um cartão de memória.

Os Raspberry Pi sempre funcionaram bastante bem apenas com cartões de memória, mas o problema é que com isso vinha também a probabilidade algo elevada de, a qualquer momento, devido a uma falha de energia ou qualquer outro fenómeno, se ficar com o cartão corrompido. Isso fez com que muitos utilizadores optassem por usar discos / SSD externos via porta USB. No entanto, também esta opção tinha os seus inconvenientes.

Embora o RPI4 reconheça discos USB externos sem problemas, não tem a capacidade para arrancar directamente a partir deles, precisando de manter um cartão de memória apenas para arrancar e lhe dar a instrução "vais arrancar a partir do disco USB". Algo que agora deixa de ser necessário.

Embora ainda esteja em fase beta, já é possível fazer com que um RPI4 arranque directamente de um SSD / disco externo. Por agora isto é apenas recomendado para quem se sente à vontade para gravar firmwares e bootloaders manualmente, mas a equipa diz que não deverá demorar muito para que isto seja promovido à versão oficial, e depois irá chegar automaticamente a todos os utilizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails