sábado, 30 de maio de 2020

Raspberry Pi 4 ganha versão com 8GB de RAM


Quem estiver a pensar dar uso a um Raspberry Pi 4 para os seus projectos mas recear que a memória RAM não fosse suficiente, já pode ficar descansado. Já está disponível a mais recente versão do RPI 4 B com 8GB de RAM.

Depois das versões com 2GB e 4GB de RAM, o popular Raspberry Pi mostra a sua ambição para enfrentar novos desafios. Este RPI 4 com 8GB de RAM já estava nos planos há bastante tempo (o chip BCM2711 suporta até 16GB de RAM) mas o problema é que no momento em que foi lançado não existia nenhum chip de 8GB LPDDR4 que se adequasse às necessidade do RPI - coisa que ficou resolvida este ano.

Com 8GB de RAM há todo um novo mundo de possibilidades que se abre para o RPI, incluindo uma maior facilidade em lidar com as tarefas de "computador pessoal" (especialmente para quem tiver por hábito acumular muitas dezenas de tabs abertas no browser).

E, como se poderia esperar, esta versão vem acelerar o processo de desenvolvimento de uma versão do Raspbian - que agora muda de nome para Raspberry Pi OS - de 64-bits; indispensável para poder tirar partido desta quantidade de memória. Até que fique disponível, os utilizadores podem usar o Ubuntu, Gentoo, ou qualquer outra disto Linux de 64-bits que suporte o RPI.

O RPI 4 B com 8GB de RAM está disponível por €86.99 na Mauser.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails