sábado, 7 de março de 2020

Scanner 3D com laser e Raspberry Pi


Como complemento às impressoras 3D, hoje vamos espreitar como se pode fazer um scanner 3D de baixo custo usando um Raspberry Pi e um laser.

As impressoras 3D já se popularizaram bastante, e estão disponíveis por preços bastante acessíveis. Curiosamente, já no caso dos scanners 3D que seriam um complemento lógico das mesmas, as coisas têm estado mais demoradas. Felizmente, não há motivos para isso, e não será complicado criarem o vosso próprio scanner 3D adaptado para as necessidades de cada um.

No caso deste Scanner 3D Laser com Raspberry Pi, usa-se o princípio da triangulação laser, com uma linha laser a ser projectada sobre o objecto a digitalizar, sendo captada em ângulo por uma câmara, e com o objecto a ser rodado para se apanhar o "perfil" 3D de cada parte do objecto de modo a se poder compilar tudo num objecto 3D final.

Confesso que os resultados deste sistema foram bastante piores do que estava à espera, mas suspeito que poderiam ser bastante melhorados com um pouco mais de processamento na parte das imagens captadas. Seja como for, será um excelente projecto para se familiarizarem com este tipo de scanner 3D, e que facilmente poderá ser modificado para explorar outras técnicas ou experiências.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails