segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Maior turbina eólica flutuante ao largo de Viana do Castelo


O WindFloat Atlantic deu mais um importante passo para a entrada em operação: a segunda das três plataformas que compõem o projecto deixou no semana passada o porto de Ferrol em direcção ao seu destino final, a 20 km da costa portuguesa, em Viana do Castelo.

Ao chegar ao local do projecto, a plataforma será instalada próxima da primeira plataforma flutuante, com as mesmas dimensões: 30 metros de altura e 50 m de distância entre cada coluna. A terceira e última plataforma, assim que chegar ao local, completará o primeiro parque eólico offshore flutuante na Europa Continental.

O transporte das três estruturas flutuantes do WindFloat Atlantic é um marco em si, pois evita a necessidade de rebocar embarcações projectadas especificamente para este processo e possibilita a replicação do projecto para outras geografias.

A estrutura, que partiu do porto externo de Ferrol, compreende uma plataforma flutuante e a maior turbina eólica já instalada numa estrutura flutuante. Uma vez operacional e com capacidade instalada de 25 MW, o parque eólico poderá gerar energia suficiente para abastecer o equivalente a 60.000 residências por ano.

Actualização: eis uma foto enviada pelo nosso leitor André Videira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails