Quem não quiser depender de serviços externos para controlar a sua casa, pode optar por módulos com hardware que possa regravar com firmware open-source; e no caso dos módulos Tuya e Smart Life, nem é preciso abri-los para ligar os cabos de gravação.
A maioria dos smart devices - como módulos de tomada, e outros - usam designs genéricos. A Tuya é uma das empresas que vende esses produtos, que depois são vendidos no mercado sob dezenas de marcas diferentes; e se for esse o caso... estão com sorte. O Tuya-Convert é um projecto que tem como objectivo permitir a gravação de um novo firmware alternativo open-source, sem que seja necessário abrir o dispositivo.
Tradicionalmente, para se regravar o firmware destes módulos, é preciso abrir a caixa para ter acesso aos pinos de gravação do módulo - algo que nem sempre é fácil (ou desejável) de fazer. Com este "convert", o processo é um pouco mais complexo, mas passa por simular a existência de um servidor de actualizações da Tuya no vosso próprio computador, para que o dispositivo se "actualize" para o novo firmware open-source que se deseja utilizar (como o Tasmota por exemplo - facilitando a sua integração em sistemas como o Home Assistant ou outros).
Com esta troca de firmware, estes módulos genéricos tornam-se bastante mais atractivos, sabendo-se que não estaremos dependentes de serviços de terceiros que poderão ser desactivados daqui por alguns anos.
domingo, 17 de março de 2019
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário