domingo, 17 de fevereiro de 2019

Xiaomi Gateway já disponível em versão para a Europa


O Xiaomi Gateway e a diversificada família de sensores e produtos inteligentes é uma opção frequente para quem quer automatizar a sua casa a custo reduzido, e agora a marca chinesa lança finalmente uma versão especificamente criada para o mercado europeu.

A chegada deste Xiaomi Gateway em versão europeia (modelo DGNWG05LM), com a ficha eléctrica adequada para as nossas tomadas sem adaptadores, é positiva... mas vem também acompanhada de inúmeras limitações que acabam por prejudicar o seu propósito. É que este Gateway foi especificamente criado para se ligar apenas ao servidor Europeu dos serviços da Xiaomi, não se podendo escolher o servidor da China mesmo que se queira.

Com isso, os compradores deste Gateway ficam extremamente limitados quanto ao tipo de dispositivos suportados. E isso traduz-se no suporte de apenas três tipos de acessórios:
  • Sensor de portas e janelas
  • Sensor de movimento
  • Interruptor wireless

Face às dezenas (centenas?) de dispositivos suportados na versão chinesa do Gateway, é manifestamente redutor - nem sequer sendo dada qualquer estimativa para que este suporte seja ampliado a outros produtos.


Este lançamento na Europa está a ser feito com um pacote "Mi Smart Sensor Set" (ZHTZ02LM), que para além do Gateway inclui dois sensores de movimento, dois sensores de portas e janelas, e um interruptor wireless, com um preço de cerca de 80 euros.


... Claro que, quem não se importar de ter um pouco mais de trabalho para deixar de ficar dependente da Xiaomi, pode sempre considerar utilizar apenas os sensores e acessórios ZigBee integrados directamente no Home Assistant.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails