domingo, 2 de setembro de 2018

O impacto negativo da iluminação LED


As muitas vantagens da iluminação LED podem ser bem-vindas, mas há que estar também consciente dos efeitos secundários adversos que a sua utilização pode ter.

Um professor e astrofísico português, Raul Cerveira Lima, quer alertar as pessoas para as consequências indesejadas e exageros que têm sido cometidos a propósito da transição para a iluminação LED. Desde os efeitos nocivos da luz branca na saúde de pessoas, animais e plantas; ao excesso de iluminação (sem qualquer controlo) nas nossas vilas e cidades, que contribui para uma intensa poluição luminosa no nosso país.

As antigas lâmpadas incandescentes que se usava em casa eram bastante mais gastadoras, mas emitiam uma luz amarelada que não afectava os nossos ciclos de dormir. Quando se muda para uma lâmpada LED "branca", o efeito é bem diferente (sendo que ainda por cima poderíamos dizer que é complementado pelo facto de muitas pessoas utilizarem o smartphone e tablet mesmo antes de irem dormir - especialmente se não derem uso aos modos de iluminação nocturna, caso estejam disponíveis).

Não é propriamente novidade; há cerca de um ano já se falava precisamente desta questão, sendo que o mais preocupante é descobrir que desde então nada tem sido feito para lidar com este assunto. De frisar que o verdadeiro problema não é a iluminação LED em si, mas sim o mau uso - ou uso abusivo - que se tem feito dela.

Felizmente, no que diz respeito à iluminação que podemos controlar, em nossa casa, o número de lâmpadas ditas "inteligentes" que permitem ajustar a temperatura da cor branca (ou até mudar a cor) tem aumentado, e com isso chega também a facilidade de compensar os referidos efeitos. Já no que diz respeito à iluminação pública no exterior... isso é algo que as autarquias e demais entidades responsáveis deveriam ter em consideração, antes que o problema se agrave ainda mais.

1 comentário:

  1. Resta dizer que o rendimento de substituir a iluminação de vapor de sódio (na iluminação pública não são normalmente incandescentes) não é assim tão grande.
    Como em tudo é preciso comedimento e raciocínio e levar as coisas até ao fim da vida útil (carros lâmpadas, etc...)
    Pseudo ecologistas está o mundo pejado...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails