quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Sensor de vibração Aqara Smart Motion Sensor a €10


A gama de domótica da Xiaomi já conta com um diversificado conjunto de sensores de baixo custo, e agora temos um novo que será ideal para detectar movimento através de vibração.

Quem utiliza o gateway da Xiaomi já estará familiarizado com os sensores para portas e janelas com activação magnética, ou o sensor de movimento PIR. Mas este novo sensor de movimento é diferente, e não só pode facilitar a instalação em diversos locais, como abre as portas a ainda mais possibilidades de automação.

Este sensor de movimento/vibração utiliza acelerómetros para detectar movimento, pelo que pode ser usado para substituir os sensores de portas e janelas sem que haja necessidade de usar a parte secundária com o íman, detectando o movimento caso haja movimento - mesmo nos casos em que se trate de detectar o movimento de uma porta ou janela parcialmente aberta, que o outro sensor não detectaria (por outro lado, não permitirá saber se a porta está realmente fechada... pelo que os outros sensores continuam a fazer sentido).


Como estes sensores são pequenos e completamente wireless, podem até ser aplicados a produtos - por exemplo, se tiverem receio que alguém em casa esteja a mexer numa peça que não deve... basta aplicar-lhe um destes sensores para detectarem até a mais pequena vibração.

Uma possibilidade interessante é também colocar um destes sensores na cama, e imediatamente se fica com um sensor que nos permite detectar quando vamos para a cama (podendo até servir para detectar quantas vezes nos mexemos durante o sono).


Este sensor de vibração Aqara Smart Motion Sensor está actualmente disponível por 10 euros, mas se tiverem sorte poderão tentar apanhar uma das primeiras 50 unidades vendidas a cada dia, por um preço de apenas 5 euros.

Um bom complemento para quem já for utilizador do sistema de domótica da Xiaomi. Não se esqueçam que precisam do gateway (ou saber como integrar estes sensores noutros sistemas ZigBee).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails