segunda-feira, 25 de junho de 2018

TP-Link Deco M9 Plus combina mesh e ZigBee


A TP-Link acaba de lançar a segunda geração de routers mesh - os Deco M9 Plus - que para além do mesh melhorado, também vem com capacidade mesh para ZigBee e Bluetooth.

No campo do WiFi, o Deco M9 Plus vem com agora com suporta para três bandas de comunicação independentes, o que permite que a funcionalidade mesh possa ser feita usando um canal dedicado sem interferir com as comunicações (embora possa usar as outras para esse efeito se necessário) - e suportando até 100 dispositivos ligados em simultâneo.

No entanto, a parte mais inovadora (e inesperada) é que este router também suporta ligações ZigBee e Bluetooth. O ZigBee é um sistema de comunicação mesh de consumo reduzido que é utilizado por dispositivos inteligentes (por exemplo, os sensores da Xiaomi; as lâmpadas inteligentes da Ikea; e diversos outros módulos "smart home"). O sistema integra-se com a app Deco da TP-Link, e também pode ser controlado via Alexa e IFTTT.

O preço começa nos $180 para um M9 Plus e nos $300 para duas unidades; faltando agora saber se esta opção poderá incentivar outros fabricantes a dar mais atenção ao ZigBee (um dos candidatos perfeitos seria a Samsung, que tem o SmartThings, e que há muito poderia ter dado o passo de adicionar ZigBee directamente nos seus smartphones...)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails