quarta-feira, 23 de maio de 2018

EDP e Altice às "turras" com cartões SIM dos contadores de electricidade


Diversos microprodutores de energia estão a deparar-se com o lado negro da "Internet of Things", com os cartões SIM dos seus contadores inteligentes da EDP a terem sido bloqueados pela Altice.

A chamada Internet of Things apregoa inúmeras vantagens para todos, mas o cenário de sonho rapidamente se pode tornar num pesadelo, quando se trata de saber quem paga a conta. Vários microprodutores de energia têm-se queixado que a EDP não está a pagar pela energia produzida, e a desculpa é a de que a Altice está a suspender o serviço nos cartões SIM, impedindo que as contagens chegue à EDP. E como se isso não bastasse, a EDP - que foi a que seleccionou o operador e colocou os cartões nos seus contadores - agora diz que as comunicações são responsabilidade do cliente, e que terão que ser eles a suportar os custos de aquisição e instalação de novos cartões SIM (não esquecendo que os contadores estão selados, e que portante nem sequer o poderão fazer sem requisitar os serviços técnicos da EDP).

Ora... interrogo-me se a EDP estaria tão "despreocupada" para resolver a situação, se em vez de se tratar de contabilizar energia que têm que ser eles a pagar, se tratasse de energia que fossem eles a cobrar. Adicionalmente, se foram eles a instalar o sistema e o contador, continuará a ser da sua responsabilidade fazer as leituras; e se deixaram "caducar" os cartões SIM e não podem fazer as leituras remotas, no mínimo deveriam passar a fazê-lo "à moda antiga", fazendo a leitura manualmente no local - e talvez aí reconsiderassem se não lhes ficaria mais barato pagar pela leitura remota (como aliás, tanto têm publicitado e apostado, como aposta crucial para a modernização da rede).

Não esquecer que estamos a falar de comunicações que, para uma empresa como a EDP, representará um custo de poucos cêntimos por mês. Para referência, serviços como o Wherever SIM cobram mensalidades de 49 cêntimos mensais para um volume de 500 cartões; pelo que facilmente se imagina que preços se poderão negociar para volumes imensamente superiores. Esperemos que a EDP esclareça rapidamente esta situação, ou que explique porque motivo são os seus clientes a terem que suportar os custos das comunicações das leituras... quando isso deveria ser da sua responsabilidade.

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails