quinta-feira, 24 de maio de 2018

Baterias Tesla de 18.2MW na Bélgica estabilizam rede eléctrica europeia


Podemos não ter a mega-bateria de 100MW que a Tesla construiu em tempo recorde na Austrália, mas já podemos contar com um pequeno parque de 140 baterias Tesla e 18.2MW de capacidade total, para ajudar a estabilizar a rede de energia na Europa.

Fornecendo energia a 400 milhões de pessoas, a rede eléctrica Europeia é a maior do mundo, e nem sempre é fácil garantir que funciona no parâmetros desejados. Ainda recentemente houve um caso em que um desequilíbrio na rede afectou ligeiramente a frequência, desfasando em 5 minutos os relógios dos equipamentos que utilizam os 50Hz da rede eléctrica como referência.

É exactamente para prevenir incidentes como este que este novo parque de baterias da Tesla na Bélgica vai servir, actuando com um "estabilizador" da rede, permitindo absorver de forma instantânea picos de produção que iriam afectar a frequência da rede; ou de injectar essa energia na rede sempre que seja necessária.

Eventualmente, no futuro, este será o tipo de coisa que poderá ser feita de forma distribuída, apostando-se na instalação deste tipo de baterias em cada casa, dispensando a necessidade de criar estas "mega-baterias" em pontos críticos da rede.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails