quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Austrália vai criar "central de energia" virtual com 50 mil casas


Depois de ter comprovado a eficácia da mega-bateria de 100MW da Tesla a Austrália dá mais um passo em direcção ao futuro das redes de energia, com a criação de uma central virtual de energia composta por 50 mil casas equipadas com painéis solares e baterias Powerwall da Tesla.

Há muito que os apologistas das energias renováveis sabem que a microgeração e produção distribuída é um dos passos essenciais para enfrentar o futuro (levado ao extremo, se cada casa produzir a energia de que necessita e ainda puder fornecer o excesso para a rede, ficamos com 99% dos problemas resolvidos). A Austrália parece estar interessada nisso e pretende criar uma central virtual composta por 50 mil casas, com painéis solares e baterias, que actuariam como uma espécia de mega-bateria capaz de reagir às necessidades de cada momento... mas de forma distribuída.

Numa primeira fase o programa arrancará com a instalação dos painéis e powerwalls da Tesla em 1100 casas - sem qualquer custo para os candidatos escolhidos! - esperando-se que depois vá crescendo de forma faseada até atingir as 50 mil residências.

Claro que o ideal seria não parar nas 50 mil residências, e fazer com que todas as novas casas tivessem que ter esta componente da geração e armazenamento de energia já contemplada de raiz, fomentando-se a criação de uma rede de energia mais dinâmica e capaz de lidar com todos os requisitos que se esperam para o futuro.

... Infelizmente, será também certo que muitas empresas de energia não apreciem o facto dos seus clientes começarem a ser auto-sustentáveis em termos energéticos, fazendo baixar os seus lucros ao final do mês... (mesmo se por cá podem contar com a mensalidade garantida da taxa de potência contratada...)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails