quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Chromecasts e Google Home podem "encravar" routers WiFi


Se têm notado algumas falhas inexplicáveis na vossa rede WiFi, a culpa poderá ser de dispositivos como o Chromecast e Google Home.

Muitos utilizadores têm sido confrontados com falhas temporárias nos seus routers, que tanto podem durar apenas alguns instantes como obrigar a que se faça reboot ao mesmo; e a única constante tem sido a presença de dispositivos Google Cast na sua rede. O problema foi agora confirmado e explicado por um engenheiro da TP-Link, que vem elucidar o que se passa.

A culpa não é directamente dos Chromecast ou Google Home, mas da forma como alguns equipamentos Android e apps estão a comunicar na rede quando acordam do modo sleep. Para descobrirem se estão dispositivos "cast" na rede, seria suposto mandarem alguns pacotes de dados várias vezes por minuto; mas por algum motivo, quando estão a acordar do modo sleep, podem mandar centenas de milhares de pedidos num curto espaço de tempo, efectivamente fazendo um ataque "Denial of Service" ao router! Muitos routers, de vários fabricantes (TP-Link, Asus, Linksys, Netgear, etc.) não conseguem lidar com este fluxo anormal de pacotes, levando à necessidade de um reboot.

Alguns fabricantes já disponibilizaram actualizações de firmware para os seus routers, pelo que, se estiverem entre os utilizadores afectados, verifiquem se existe alguma actualização para o vosso modelo - ou então considerem desligar o Chromecast / Google Home / Home Mini da rede até que o problema seja resolvido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails