Querem ter uma melhor noção do que se passa em vossa casa mesmo quando estão fora dela? Isso é algo que pode ser feito a custo reduzido com os sensores e gateway da Xiaomi.
Dar inteligência a qualquer casa é algo que, felizmente, já não obriga a grandes investimentos e que hoje em dia pode ser feito por qualquer pessoa. Exemplo disso é o gateway ZigBee da Xiaomi e respectivos sensores e acessórios que a ele podemos associar, e que permitem criar uma estrutura bastante simpática para a fundação de uma casa inteligente que pode ser expandida de forma quase ilimitada.
Neste caso, o módulo base essencial é o gateway que é uma pequena peça que se encaixa em qualquer tomada e serve de cérebro do sistema e de interligação da rede WiFi com a rede ZigBee, e que tem um custo de cerca de 20 euros. Depois... como se costuma dizer: o céu é o limite.
Temos:
- sensores de portas e janelas por 6 euros;
- sensor de movimentos e luminosidade a 10 euros;
- sensor de temperatura e humidade a 8 euros
- interruptor de parede (de ligar à electricidade) por 16 euros
- interruptor de parede (wireless) por 10 euros
- mini botões wireless por 6 euros
- ... e mais material
A constante é que estamos a falar de material que tem um custo bastante acessível e que usando a tecnologia ZigBee, pode funcionar a pilhar durante um ano ou mais sem qualquer chatice (o ZigBee foi concebido de raiz para este tipo de utilização, com foco no baixo consumo). Ou seja, por menos de 25 euros conseguem colocar em qualquer divisão um conjunto completo de sensores que vos permite saber se há movimento, nível de luminosidade, temperatura, humidade, e se tem uma janela ou porta aberta!
Numa primeira fase podem simplesmente usar o software da Xiaomi para criarem as vossas automações (por exemplo, receberem um alerta se abrirem a porta de casa); apagarem luzes se deixar de haver movimento durante determinado tempo numa divisão; etc. Mas as possibilidades aumentam exponencialmente se optarem por integrar todo este subsistema da Xiaomi numa plataforma tipo Home Assistant ou equivalente, quer permitirá ainda mais gama de combinação de acções com dispositivos de outros fabricantes (por exemplo, controlando lâmpadas Philips Hue ou módulos Sonoff).
Nota: não se esqueçam de adicionar um adaptador de tomada para o gateway, só por via das dúvidas.
Integrando a gateway XIAOMI com o HA é necessário a gateway Xiaomi ter acesso a internet?
ResponderEliminarNao, actua apenas como gateway e fazes tudo no HA.
EliminarComo posso comprar estes produtos ??
ResponderEliminarEstão os links indicados
Eliminarexiste algo para substituir os butões "normais" de estores motorizados (zigbee e não tecnologias antigas)?
ResponderEliminarSe WiFi servir: https://shelly.cloud/product/shelly-2/
EliminarObrigado. respondi e continuarei no outro teu post http://aminhaalegrecasinha.com/2007/11/o-primeiro-passo-estores-elctricos.html
Eliminar