quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Usa o Uptime Robot para saber se faltou a electricidade em casa


Uma falha de energia durante as férias pode ser catastrófica (imaginem o que acontecerá ao frigorífico se o disjuntor disparar e só o descobrirem passado uma ou duas semanas) mas há formas simples de serem alertados para tais situações.

Embora seja possível criar sistemas complicados de alerta para detectar falhas de electricidade (usando-se UPS, ligações GSM, etc.) há também formas bastante mais simples e económicas que nos permitem fazê-lo sem grandes complicações - como utilizando um simples serviço gratuito de verificação de uptime de domínios como este Uptime Robot, que permite monitorizar até 50 domínios de forma gratuita.

Mantendo um computador em casa (poderá ser um Raspberry Pi, ou até o próprio router que utilizamos) e usando um domínio dinâmico (tipo DynDNS ou equivalente) podemos usar este serviço para comprovar se a nossa ligação em casa está funcional - assim sendo alertado para o caso de algo correr mal. Os testes de ligação são feitos a cada 5 minutos, o que será suficiente para a maioria dos casos, mas podendo ser feitos de minuto a minuto, nas modalidades pagas. Os avisos podem ser dados via email, SMS, Twitter, Slack, etc.

É certo que também se pode dar o caso de ter havido apenas uma falha da ligação de internet e não de electricidade... Mas, será sempre melhor ser alertado do que deixar a situação passar despercebida. E no caso de quererem minimizar anda mais os problemas - no caso em que for o vosso disjuntor a disparar - há também quem tenha sugerido a utilização de um disjuntor com rearme automático, que garantirá o fornecimento de electricidade desde que seja seguro fazê-lo, sem que tenham que ir ao quadro fazê-lo manualmente.

1 comentário:

  1. Add the site UptimeControl.net to the article, because only they have a 3-minute site availability check interval on the free plan.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails