segunda-feira, 8 de maio de 2017

Peniche poupa 75% com iluminação pública Philips CityTouch


Quando falamos de iluminação e Philips será normal pensar-se nas lâmpadas Philips Hue; mas as soluções de iluminação da Philips estendem-se para fora de nossas casas, e o maior projecto de iluminação pública com tecnologia CityTouch da Philips em Portugal situa-se em Peniche.

Tal como a iluminação inteligente pode representar poupança em nossas casas, muito mais o pode fazer quanto aplicada à iluminação urbana.

Actualmente, as cidades enfrentam várias exigências, nomeadamente no que toca à sustentabilidade e às práticas amigas do ambiente. E não é por acaso: 78% da energia mundial é consumida pelas cidades e a iluminação pública representa cerca de 50% desse consumo. Hoje em dia existem 300 milhões de pontos de luz em todo o mundo, dos quais apenas 10% são iluminação LED e somente 2% estão conectados.

A Philips Lighting apresentou a aplicação Philips CityTouch no Smart Mobility Summit Lisboa, que permite gerir a iluminação exterior das cidades, tornando-as mais sustentáveis. Em Portugal, Peniche implementa o maior projecto de iluminação conectada com Philips CityTouch que vai permitir uma poupança de energia de 75%.

A aplicação Philips CityTouch é uma plataforma de software para gestão da iluminação exterior, que oferece um nível elevado de controlo e monitorização, assim como uma poupança significativa de energia. Esta ferramenta baseia-se em três pilares integrados numa só solução: software, luminárias e serviços. A Philips CityTouch disponibiliza duas aplicações baseadas na Web, a Philips CityTouch Connect App, uma ferramenta de gestão de iluminação remota que controla as luminárias e comunica com elas através da rede de comunicações móveis pública; e a Philips CityTouch Workflow App, que faz a gestão de elementos de iluminação, permitindo ver com nitidez os fluxos de trabalho e gerir os elementos da iluminação urbana. O resultado é uma plataforma avançada que facilita a operação das infra-estruturas de iluminação.

Com esta aplicação é possível que as luzes da cidade se liguem e desliguem de forma autónoma, de acordo com as necessidades de iluminação; consultar o gasto de energia e quais as luzes a precisar de manutenção; e, ainda, estabelecer programas e níveis de regulação em função de necessidades específicas. A iluminação conectada da Philips é uma solução completa que permite gerir de forma eficaz e sustentável a iluminação de uma cidade, sem comprometer o conforto e a qualidade de vida daqueles que nela habitam.


A cidade de Peniche é o maior projeto com o sistema de iluminação conectada Philips CityTouch em Portugal, tendo neste momento mais de 4.300 pontos de luz com iluminárias LED, dos quais 700 (14%) estão a ser geridos através da aplicação Philips CityTouch.

A utilização da solução da Philips para gestão da iluminação pública da cidade já permitiu, de acordo com dados do ISETE, um dos parceiros do projecto, uma poupança de energia na casa dos 75%. Mas Miguel Matos, Responsável do ISETE, vai mais longe, afirmando que “com este projeto, não estamos só a poupar luz. Estamos a dar mais luz à cidade do que tinha inicialmente. Com o sistema Philips CityTouch, podemos ter uma luz adaptável à vida da cidade – com as variações necessárias de verão e de inverno e dos dias de semana para o fim-de-semana”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails