sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

França estreia troço de estrada solar


A ideia de se terem estradas capazes de gerar electricidade é atractiva, e em França já temos um quilómetro de estrada solar para avaliar a sua viabilidade.

Este troço de estrada solar custou 5 milhões de euros e não esteve isento de críticas, de quem refere que esta sistema não será o mais adequado, mas a ideia é precisamente avaliar se estas estradas terão a capacidade para gerar energia a longo prazo - neste fase pretendendo-se que seja suficiente para alimentar os postes de iluminação pública numa pequena povoação com 3400 pessoas.

Embora não seja uma via de alta intensidade (tem uma circulação de cerca de 2000 veículos por dia), a estrada terá que provar a sua resistência ao longo do período de testes de dois anos, assim como irá reagir à sujidade que se for acumulando sobre os painéis. Coisas que numa aplicação de um "telhado solar" não seriam tão problemáticas, e que seria também bastante mais económico.

Mas, acho que é positivo que se façam as experiências que forem necessárias para ver se a ideia é viável ou não. Mesmo que seja para se chegar à conclusão de que afinal não é.

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails