sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

As lâmpadas floridas da Aerolux


Hoje em dia limitamos-nos a escolher a tonalidade de cor das lâmpadas LED e vamos esquecendo as lâmpadas de filamento - mas há outras lâmpadas que já foram praticamente esquecidas e que agora vão atraindo cada vez mais atenção, como as lâmpadas floridas da Aerolux.

Estas lâmpadas da Aerolux foram produzidas de 1930 a meados de 1970 nos EUA, e distinguiam-se pelo facto de terem intrincadas esculturas de flores luminosas no seu interior.

Curiosamente, o seu método de funcionamento "fluorescente" tornava-as bem mais eficientes que as lâmpadas de filamento tradicional. Uma lâmpada destas podia gastar entre 3 e 5W e conseguia uma eficiência de 60 lumens/watt, enquanto que uma lâmpada tradicional obtinha apenas 12-18 lumens/watt. Não menos curioso é que estas lâmpadas podiam ser compradas por apenas 20 cêntimos nos anos 40, o que parecerá uma "loucura" tendo em conta o trabalho que davam a fazer... mas hoje em dia podem chegar aos 200 euros nos sites de leilões, no caso das lâmpadas ainda em bom estado de conservação (são extremamente frágeis).

São literalmente luzes de outros tempos, e que mesmo contando com réplicas modernas em plástico e com LEDs, são inimitáveis.



Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails