sexta-feira, 26 de agosto de 2016

HomeKit da Apple não terá impacto significativo no mercado das casas inteligentes

Um estudo vem contrariar a noção de que o HomeKit da Apple serviria de catalisador para unificar o mercado da domótica, dizendo que será apenas "mais um" que continuará a diversificar e fragmentar o mercado.

Quem tiver acompanhado o mundo da domótica ao longo das últimas décadas saberá que o problema não é a falta de produtos inteligentes, mas sim, talvez, o excesso de sistemas concorrentes que querem fazer a mesma coisa. Aliás, chega-se ao cúmulo de até mesmo pegar em tecnologias standard (como o ZigBee) e alterá-las de modo a tornarem-se proprietárias (como a Philips fez com as suas Hue).

Nesse sentido, o HomeKit da Apple, independentemente de estar ou não bem idealizado, acaba por ser apenas mais uma das soluções que promete agregar todo o tipo de dispositivos... coisa que também muitos têm tentado fazer ao longo dos anos, com os seus gateways, hubs, etc. Claro que nenhum deles tem o actual peso ou influência que a Apple tem, mas muitos fabricantes não gostarão de "fazer o que a Apple manda" se quiserem que os seus dispositivos possam ter a certificação para trabalharem com o HomeKit - coisa que certamente terá contribuído para as conclusões deste estudo.

Só o tempo dirá se o HomeKit teve impacto ou não... mas infelizmente, como temos visto, as décadas vão passando e a tal "solução ideal" que se desejava continua a ser uma miragem. Pelo que, a melhor solução é mesmo ir fazendo aquilo que se pode usando o que quer que seja que se tenha disponível... ou então nunca se vai ter nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails