domingo, 28 de agosto de 2016

As telhas solares


Há muito que se sonha com a possibilidade de substituir os telhados por painéis solares, e há empresas que apostam no sentido de criar telhas solares para manter a compatibilidade com os telhados actuais e/ou a facilidade de instalação.

Embora a questão da compatibilidade das inúmeras variedades de telhas solares com os telhados já existentes possa ser interessante, parece-me que essa será uma das soluções menos eficiente. É que assim estamos a limitar uma nova tecnologia às restrições físicas de uma solução concebida há séculos.


Fará muito mais sentido que se comece a pensar no conceito de telhados solares e não de "telhas solares" individuais - e aliás, parece ser essa a intenção de Elon Musk, criando algo novo, que permita cumprir o efeito de protecção e isolamento, e o de geração de energia, tudo integrado e pensando de raiz para a máxima eficiência.



Claro que isso não impede que se pensem noutros sistemas... a SolarPod criou um sistema que basta simplesmente "encaixar" num telhado já existente, e que nem sequer necessita que sejam feitos furos no telhado para fixação. Será também uma solução bastante mais prática do que recorrer às ditas telhas solares, mas não tenho nada contra alguém realmente conseguir criar telhas solares que sejam práticas, eficientes... e acima de tudo, baratas! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails