quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Cria uma câmara para observar o céu nocturno


Poucas pessoas terão oportunidade para passar a totalidade do seu dia (ou noite) a olhar para o céu, mas criar uma câmara que auxilie nessa tarefa não é assim tão complicado como se possa imaginar.

O projecto que vos trago hoje é de um sistema que utiliza um Raspberry Pi para observar atentamente o céu nocturno e compilar um registo em time-lapse daquilo que se passou durante a noite - sendo que um dos requisitos era funcionar via wireless (WiFi) para facilitar o processo de visualização das suas gravações sem necessidade de andar a mexer na câmara ou andar a mexer em cartões de memória ou pens USB.

O único ponto mais sensível é que neste caso foi utilizada uma câmara especializada para gravação nocturna e que é bastante dispendiosa (mais de 300 euros), mas nada nos impede de usar uma webcam bastante mais económica e aplicar o mesmo conceito para registar o que se passa durante o dia - embora algumas câmaras mais acessíveis também se comportem razoavemente bem em gravações nocturnas se permitirem prolongar a exposição para vários segundos.

Um projecto engraçado que também poderá ser adaptado para muitas outras situações - até para efeitos de vigilância, por exemplo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails