sábado, 6 de agosto de 2016

Água da torneira é 99% segura em Portugal


Beber água da torneira é algo que infelizmente ainda parece ser pouco comum no nosso país, e torna-se ainda mais marcante quando se confirma que temos uma excelente qualidade da água da rede pública.

O último relatório sobre a qualidade da água da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) revelou que a "água da torneira" em Portugal atingiu o patamar de excelência com 99% de segurança. Ainda de salientar que mesmo o no caso do 1% restante, 80% das falhas se devem apenas a  parâmetros indicadores e que não apresentam risco directo para a saúde pública.

Este tema da água é algo um pouco problemático, pois trata-se de um caso em que assistimos a uma profunda exploração comercial que já conseguiu fazer uma "lavagem cerebral" à sociedade, que mantém o lucrativo negócio da venda de água engarrafada. Ora vejamos, toda a gente achará ridículo que alguém venda latas com "ar enlatado"; mas toda a gente achará normal que se venda água engarrafada (que nalguns casos poderá ter origem... na rede pública de água!)

Ora, haverá casos em que a água engarrafada é indispensável - se a rede pública de abastecimento não oferecer a qualidade e/ou confiança necessária. Mas em países como o nosso, onde nos podemos dar ao luxo de beber água da torneira sem ter que pensar duas vezes nisso... faz realmente sentido ter que sair de casa para ir a uma loja, carregar quilos de água, pagar dezenas ou centenas de vezes o seu custo real, contribuir para mais umas garrafas de plástico que terão que ser recicladas (para não falar daqueles que as atiram para o lixo)... quando se tem algo que pode sair de uma qualquer torneira em nossa casa?

... É mesmo caso para dizer que nem sequer damos valor a um dos maiores luxos que temos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails