domingo, 17 de julho de 2016

O impacto dos painéis solares no solo


Como se costuma dizer, tudo tem consequências, e investigadores estão agora a estudar o impacto que a sombra provocada pelos painéis solares poderá ter no ecossistema local.

A energia solar é apontada como sendo uma energia limpa e desejável, mas será um erro pensar que a mesma também não terá impacto no ambiente. Um estudo revela que a instalação de painéis solares pode afectar o micro-clima e fazer baixar as temperaturas em até 5ºC devido à sombra que provocam no solo.

Isto não quer dizer que a energia solar não seja desejável - pois até haverá muitos casos onde a redução de temperatura até poderá ser aproveitada como efeitos benéficos - mas obriga a repensar o cálculo do impacto que este sistema tem no ambiente. Por exemplo, se a instalação destes painéis reduzir a capacidade da flora local armazenar carbono no solo, o benefício poderá não ser tão positivo quanto anteriormente se pensava.

Por outro lado, sabendo-se desde fenómeno, surgem novas oportunidades para tirar partido dele, como a plantação de culturas que poderiam não sobreviver com exposição solar directa mas que floresçam na sombra dos painéis solares; assim como um melhor aproveitamento da água da irrigação, que terá evaporação reduzida quando protegida por essa mesma sombra.

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails