quinta-feira, 31 de março de 2016

Câmaras de vigilância Umbo querem evitar crimes em tempo real


Os sistemas de vigilância são mais acessíveis que nunca, mas na maior parte dos casos são sistemas passivos, que apenas nos permitem ver o que aconteceu depois de algo indesejável ter acontecido. A Umbo quer criar câmaras mais pro-activas, que nos alertem assim que algo anormal esteja a acontecer.

As câmaras de vigilância são algo que hoje em dia está acessível a todos de forma suficientemente económica; mas nem sempre têm o resultado pretendido. Mesmo com a capacidade de detectarem movimento e nos alertarem, isso nem sempre se traduz na eficácia desejada, especialmente em situações onde exista constante movimento e não se tenha uma forma fácil de separar as coisas normais das "anormais".

Por exemplo: uma entrada para uma garagem, de um só sentido, onde se queira detectar alguém a circular no sentido proíbido; ou detectar alguém a entrar pela porta de saída de uma loja; etc. São coisas que neste momento exigem sistemas especializados ou um operador humano que esteja continuamente a monitorizar o que se passa (com as consequentes falhas que daí poderão surgir.)

A Umbo quer resolver isso com uma nova geração de câmaras, com inteligência adicional, e que será capaz de detectar automaticamente situações "anormais". Do estilo, considerar normal que as pessoas caminhem num passeio movimentado, mas saber que será anormal alguém nessa mesma zona ter decidido trepar um muro; ou as tais situações referidas acima, de estar a circular em sentido contrário.

A parte positiva, é que já se sabe que será uma questão de tempo até que este tipo de inteligência se comece a popularizar e a chegar aos sistemas de câmaras de baixo custo, e assim ficar disponível para todos (e todas as carteiras.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails