domingo, 20 de dezembro de 2015

Investigadores criam ecrãs e vidro com cor programável copiando os vitrais


É impossível não ficar fascinado com a gama de cores vivas que foram conseguidas, desde os tempos medievais, com os vitrais; e agora investigadores querem aplicar uma técnica idêntica para criar ecrãs e vidros que podem adoptar qualquer cor que se deseje ao toque de um botão.

Embora as tecnologias LCD e OLED dominem actualmente o mercado dos displays, ainda há muito espaço para melhoramentos. Estes investigadores descobriram que podem mudar a cor do vidro mudando a voltagem aplicada a nanopartículas de ouro e prata, precisamente as mesmas que eram conseguidas de forma tradicional no fabrico dos vitrais.

A investigação ainda está numa fase inicial e bastante longe de poder ser considerada para aplicações comerciais; mas abre a perspectiva para janelas e ecrãs transparentes que possam criar um vasto espectro de cores de forma bastante mais simples que as múltiplas camadas necessárias pelos ecrãs LCD e potencialmente com maior longevidade que a dos emissores OLED.

Resta-nos também o consolo de saber que, mesmo usando materiais preciosos como o ouro, tratando-se de partículas de tamanho ultra-reduzido significa que o seu custo não deverá ser proibitivo (no que diz respeito à matéria prima).

... Ficamos a aguardar pelas janelas que poderemos "colorir" à vontade com um toque numa app. ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails