sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Samsung acusada de falsificar consumos nas suas TVs


Com o escândalo das emissões falsificadas da VW a ainda estar no início, também a Samsung é acusada de manipular a eficiência energética dos seus televisores, para obter classificações superiores às que deveria ter.

Algumas associações dizem que os televisores parecem ter menores consumos nos procedimentos de teste do que depois têm em utilização normal, e avançam com a possibilidade dos televisores detectarem esses conteúdos e activarem modos especiais para reduzir o consumo.

Do outro lado, a Samsung refere que não há qualquer consideração especial pelos testes feitos, sendo apenas que os sistemas de poupança de energia, que vêm activados de origem, poderão ser desactivados pelos utilizadores e resultar em consumos mais elevados, mas que isso será uma opção sua. Estes modos de poupança não estão escondidos nem são activados "secretamente" por forma a influenciar os resultados.

Este caso em questão terá a ver com a opção "Motion Lightning", que reduz a luminosidade do ecrã quando é detectado movimento, e que é uma opção que vem activada de fábrica. Quando muito, poderá argumentar-se se esta é uma opção de poupança de energia que a maioria dos utilizadores desliga em uso regular, e se assim for, implicitamente poderão levantar-se dúvidas sobre se o seu principal objectivo será reduzir os consumos nos testes. Muito provavelmente, o que faz mais sentido é que os testes tenham em consideração o tipo de uso normal, e não aquele que os fabricantes anunciam. Por exemplo, de nada servirá que um fabricante lance um televisor que de fábrica traga a luminosidade a 1%, se depois todos os seus compradores colocarão esse valor a 70 ou 80%.


De uma forma ou de outra, parece-me que graças ao caso VW, se irá passar a dar muita mais atenção a todo o tipo de testes de eficiência, e que caso existam irregularidades, será apenas uma questão de tempo até que todos os fabricantes envolvidos em sistemas fraudulentos "sejam apanhados"!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails