quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Portugal bate recorde de energia eléctrica exportada


A aposta feita nas energias renováveis parece estar a começar a fazer-se notar, e no passado sábado Portugal bateu o recorde de exportação de energia eléctrica, com 48.7GWh - o que equivale a cerca de 41% do consumo nacional nesse dia.

Foi um marco que se torna ainda mais relevante por surgir após 9 meses onde a importação de energia foi predominante; mas que a chegada da chuva e vento permitiram a obtenção deste recorde de energia exportada, num dia em que a produção eólica também se aproximou de máximos históricos.

O ponto mais crítico para o futuro das redes de energia será precisamente conseguir direccionar a energia gerada para onde ela é mais necessária, para evitar situações em que a geração de fontes renováveis seja "desperdiçada" ou obrigue a criar novas infraestruturas para o armazenamento da mesma; e principalmente, fazer com que o custo da energia se possa inverter (para o público).

Afinal... já se vão lendo notícias de que as energias renováveis conseguem ter custos de produção inferiores às tradicionais, mas no entanto a factura da electricidade no final do mês está sempre a subir. :P

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails