quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Dyson acusa Bosch de falsificar consumos nos aspiradores


O caso das emissões fraudulentas ainda vai dar muito que falar, e há quem não hesite em alastrar o tema para outras áreas, como faz James Dyson, que acusa a Bosch de recorrer a técnicas idênticas para falsificar os consumos dos seus aspiradores.

Dyson diz que a classificação energética AAAA conseguida por alguns aspiradores da Bosch é fraudulenta, ao nível do que a VW fazia para enganar os testes de emissões. Segundo ele, estes aspiradores têm sensores que detectam quando se está a utilizar um saco limpo, como se usa nos testes de consumo, reduzindo a energia - mas que depois quando são usados em condições reais, esses consumos sobem dos 750W "medidos" para os 1600W reais.

A Bosch já se veio defender, dizendo que cumpre com todas as regulamentações europeias, e que os testes efectuados são adequados para a simulação de uma utilização em circunstancias reais - e ao mesmo tempo devolve a acusação, dizendo que, pelo contrário, é a própria Dyson que não revela publicamente como faz os seus próprios testes.

Actualização: a Bosch já respondeu, processando a Dyson.
Actualização 2: e... a Dyson perdeu o processo (original).


Muito provavelmente, serão mesmo os procedimentos de teste que terão que ser actualizados, de forma a não permitir uma manipulação de resultados (tal como os testes de consumos dos automóveis, que nada têm a ver com os consumos reais obtidos pela maioria dos condutores.) Mas até lá... recomenda-se que não se fiem apenas nas etiquetas dos aparelhos que comprarem, e façam uma monitorização atenta do seu consumo para avaliarem o seu comportamento em uso real.

2 comentários:

  1. O quer se segue: os contadores (água, luz, gás...) têm um comportamento diferente durante os testes de homologação?

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails