segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Aquai Puck - medidor do consumo de água de baixo custo


Querem guardar um registo do consumo de água de vossa casa, ou até de de vários equipamentos separados? Há um novo projecto no Indiegogo que o quer fazer a custo bastante interessante: o Aquai Puck.

Um dos primeiros passos por quem se aventura nas "casas inteligentes" passa pela monitorização dos consumos (para se poder poupar, é preciso saber o que se está a gastar), mas embora sistemas de monitorização de consumo eléctrico sejam muitos e variados, no que toca a medir o consumo da água as ofertas são muito mais reduzidas e, normalmente, dispendiosas. O Aquai Puck quer mudar isso e fazer com que a monitorização dos consumos de água se torne tão comum e acessível como a monitorização dos consumos eléctricos.

O Aquai Puck é um pequeno módulo que bastará colocar na alimentação de água para cada aparelho que se queira medir (autoclismo, máquinas de lavar, chuveiros, etc.) e que começará a guardar um registo da quantidade de água utilizada que poderá ser visto num smartphone ou tablet.

A comunicação é feita via bluetooth, mas é possível adicionar-se um pequeno módulo ao conjunto que lhe dá capacidade de comunicação WiFi permitindo um fácil acesso aos dados mesmo quando se está fora de casa (desde que se tenha ligação à internet, claro).

Um sensor Aquai Puck custa apenas $25 (se se apressarem) e está disponível um pack de um sensor mais o módulo WiFi por $54. Se o projecto não sofrer atrasos, as entregas estão prometidas para Junho de 2016.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails