domingo, 13 de setembro de 2015

Falha do NEST deixa utilizadores sem acesso às suas casas


As casas inteligentes e os dispositivos inteligentes permitem-nos controlar e ver as nossas casas a partir de qualquer ponto do mundo... até ao momento em que se descobre que o serviço está em baixo, e ficamos literalmente "fora de casa". Foi o que aconteceu durante umas horas aos utilizadores do NEST.

O NEST, agora do Google, é conhecido pelos seus termóstatos inteligentes e câmaras de vigilância, que podem ser acedidos remotamente pelos utilizadores usando o seu serviço (que dispensa a configuração manual de coisas como DNS dinâmico, redireccionamento de portas no router, etc. etc.) O problema surge quando ao tentarem aceder ao serviço se deparam com um erro de servidor, fazendo com que a vossa casa fique inacessível.

Embora a situação tenha sido resolvida numa questão de horas, volta a relembrar que não há sistemas completamente à prova de erros, e que por muito avançados que sejam os dispositivos que se tenha em casa, temos sempre que considerar a hipótese de algo como uma falha de um serviço - ou até uma simples falha na ligação internet que deixe a nossa casa em modo "offline".

Se isto poderá não ser crítico para coisas como o controlo de temperatura, pode ser mais preocupante no caso de se necessitar de ter um acesso a um stream de vídeo de vigilância, ou ainda mais no caso de controlo de acessos com a abertura de portas ou notificações de sistemas de alerta. (Não será por acaso que já se vão vendo casos de ladrões "profissionais" cuja primeira preocupação é cortar o acesso à internet e usar aparelhos para interferência nas redes 3G/4G para impedir que sistemas de backup possa comunicar.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails