quarta-feira, 16 de setembro de 2015

EnergyOT na Maker Faire de Lisboa


O controlo do consumo eléctrico de suas casas é uma das coisas mais desejadas por todas as pessoas, e que é o primeiro passo para detectar e corrigir anomalias que permitam poupar valiosos euros na conta da electricidade. Na Maker Faire de Lisboa, os visitantes poderão ficar a conhecer o EnergyOT, um pequeno módulo de fácil instalação que permite ter acesso em tempo real aos consumos através da cloud.

Tem curiosidade em saber quando e como consome mais electricidade?

Diogo Henriques e a sua equipa tiveram a mesma preocupação. Juntando as suas competências em Engenharia (Mecânica, Aerospacial e Informática) em Março de 2015, decidiram endereçar esta questão e criar o EnergyOT.

O advento da Internet of Things e a disponibilidade de módulos Wi-Fi a preços acessíveis tornaram possível criar um dispositivo minúsculo (28mm de lado) que pesa apenas 5 gramas, com um sensor que pode ser aplicado facilmente ao quadro eléctrico de casa e que envia dados para a cloud a intervalos de 15 segundos.

Após algumas dezenas de beta testers, decidiram lançar o seu projeto na Lisbon Maker Faire como open hardware, com uma edição especial disponível para visitantes com desconto.

A Maker Faire de Lisboa realiza-se de 18 a 20 de Setembro, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, e tem entrada gratuita (mediante registo).

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails