quinta-feira, 9 de julho de 2015

Torneiras "impossíveis" tornam-se possíveis com impressão 3D


A impressão 3D vai revolucionar o mundo, desde as coisas mais pequenas de nível microscópico, às mais monumentais obras que se possam imaginar (já temos máquinas a "imprimir" casas e pontes, por exemplo). No caso de hoje, trago-vos um exemplo intermédio: torneiras; mas torneiras que não seria possíveis de produzir usando métodos convencionais.

Estas torneiras da American Standard mostram-nos como é possível dar forma física a todo o tipo de formas que se possam imaginar, com a impressão 3D a permitir concretizar essas mesmas formas sem qualquer constrangimento pelos métodos de fabrico tradicionais, usando moldes.

Infelizmente, por agora não se está a concretizar o segundo aspecto que se espera que chegue com a impressão 3D, que será o de permitir a produção de peças a custo mais reduzido. Por agora, quer seja pelo seu real custo de fabrico ou (mais certamente) pelo factor novidade, estas torneiras têm preços exorbitantes (de 10 a 20 mil dólares).

... Facilmente se perceberá que, se os preços não se tornarem mais apetecíveis, em breve estaremos perante uma nova era da pirataria... em que realmente se pirateiam as peças físicas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails