sábado, 11 de julho de 2015

HowLoud quer mapear os níveis sonoros da América do Norte


O nível de ruído é um factor fundamental para a "paz de espírito", mas é um dos elementos mais descurados na avaliação das propriedades e casas. Este HowLoud é um projecto que quer criar uma mapa detalhado (e em 3D) dos níveis de ruído, e que já demonstrou que o consegue fazer, para uma pequena secção da Califórnia - e agora recorre ao Kickstarter para conseguir fazê-lo no resto do país.

O projecto de criar o mapa sonoro da América do Norte nem sequer me parece ter um custo demasiado exagerado, pedindo apenas 38 mil dólares. Valor que me parece bastante em conta considerando o nível de detalhe que o HowLoud disponibiliza.



O sistema não só tem em conta o nível de trânsito nas ruas, como também a proximidade de fontes de ruído, como aeroportos, oficinas, e outros estabelecimentos comerciais; e depois vai ainda mais longe ao calcular também o nível de ruído reflectido nos prédios e estruturas envolventes, ao pondo de criar um verdadeiro mapa tridimensional dos níveis sonoros em cada área, capaz de modelar em tempo real o ambiente sonoro existente.

... Bem que poderia expandir o seu projecto para este lado do Atlântico, pois muito gostaria de ver os níveis sonoros "calculados" que por cá se obteriam... e se batem certo com aqueles que teoricamente deveriam ser cumpridos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails