sexta-feira, 31 de julho de 2015

Produtos Homekit atrasados devido às exigências de segurança da Apple


Se estão preocupados com a falta de produtos compatíveis com o HomeKit da Apple, a culpa pode ser das exigências de segurança que parecem ser demasiado puxadas para os actuais chipsets Bluetooth.

Tradicionalmente, criar um qualquer dispositivo "inteligente" era algo para o qual bastava seleccionar o microcontrolador adequado, pô-lo a comunicar com outro, e já estava. Só mais recentemente começaram a surgir as questões da segurança e da possibilidade de ataques deliberados que se aproveitarão de todas as vulnerabilidades existentes - questões fundamentais para que o panorama da Internet of Things não se torne num apocalipse digital.

Por isso, para o HomeKit, a Apple tem requisitos bastante exigentes quanto aos sistemas de segurança a utilizar, e para os implementar é necessário hardware mais potente, com mais memória. Algo que não é problemático para sistemas normalmente encontrados com comunicações WiFi, mas que estão a ser problemáticos para os chips mais limitados usados normalmente nas comunicações bluetooth.

Implementar estes sistemas nestes sistemas mais limitados tem causado algumas (más) surpresas a alguns fabricantes - como atrasos nas comunicações que podem chegar a ser de 1 minuto ou mais; e que têm obrigado a recorrer a alguns truques para serem ultrapassado (até que uma nova geração de chips bluetooth seja lançado, já preparados para lidar com estes requisitos adicionais).

... Pelo lado positivo, este atraso que agora se verifica poderá acabar por ser vantajoso ao consciencializar fabricantes (e indirectamente os utilizadores) da importância crítica de se ter um sistema o mais seguro possível para evitar dissabores no futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails